Lançamento de livro sobre o futuro da mobilidade urbana

Convite M AMBIENTE MOBILIDADE URBANA 500x350O Consultor Legislativo Eduardo Fernandez Silva, lança livro sobre o futuro da mobilidade urbana, no dia 16/03/2016, em Montes Claros/MG.

Publicado pela Editora Senac, de São Paulo, o livro traz reflexão sobre tema importante para uma boa qualidade de vida.

O tema meio ambiente está a toda hora nas rodas de discussões e nos noticiários. Acompanhá-lo, saber de seu alcance e implicações, acrescentar argumentos na medida da importância a que faz jus é dever de todas as pessoas conscientes da sociedade em que vivem. Nas pequenas e nas grandes cidades, o transporte se confunde com qualidade de vida.

O livro "Meio Ambiente & Mobilidade Urbana" traz uma contundente reflexão sobre um tema que está no centro de discussões, projetos e manifestações em todo o país. Ao apresentar iniciativas adotadas em outras partes do mundo e comentar sobre a legislação brasileira nas diversas interfaces do tema, o autor Eduardo Fernandez Silva permite ao leitor compreender como o futuro da mobilidade se constrói sobre as heranças físicas, institucionais e culturais da história e depende de decisões tomadas no cotidiano, tanto no âmbito individual quanto no coletivo.

A obra da Editora Senac São Paulo mostra como e por que o estudo da mobilidade urbana deve considerar tudo o que entra e o que sai das cidades, bem como a movimentação que ocorre dentro delas. Não pode haver mobilidade de pessoas sem que haja movimentação dos suprimentos necessários para que elas vivam, assim como dos dejetos inevitavelmente gerados. Tal reflexão passa por questionamentos sobre o que é qualidade de vida, o que é desenvolvimento e a influência da cultura em que vivemos sobre essas percepções. Mostra, ainda, que não se pode pensar soluções para a mobilidade sem acoplá-las a novas maneiras de ocupação e o uso do solo, e explora a necessidade de se buscar abordagens completamente novas para possibilitar às pessoas maior acessibilidade, que é distinta da e preferível à mobilidade. Esta remete a “movimento”, grandes obras e gastos, onerando os recursos públicos, enquanto o que realmente importa às pessoas é ter “acesso”: acesso ao trabalho, ao lazer, à educação, etc. Assim, mais importante que novas e caras avenidas e sistemas de transporte, reorganizar as cidades e construir bairros completos é o que possibilitará dar às pessoas “acesso”, que é o que interessa.

O livro apresenta também tendências internacionais que mostram que em muitos países as autoridades já alteraram suas prioridades e que agora buscam criar espaços urbanos que reduzam a necessidade de movimentação. Discute, também, leis e planos adotados no Brasil, mostrando porque essas ações de governo não trarão os resultados positivos esperados.

Sobre o autor:
Eduardo Fernandez Silva é economista com especialização em desenvolvimento urbano e mestrado em economia pelo Institute of Social Studies, em Haia, na Holanda. Atuou como técnico na Fundação João Pinheiro, em Minas Gerais, e em outros órgãos do governo estadual. Foi secretário de Estado adjunto de Trabalho e Ação Social e secretário de Estado de Assuntos Metropolitanos de Minas Gerais. Em Brasília, foi diretor geral do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). Foi professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Universidade Católica de Brasília (UCB) e na Fundação Getúlio Vargas (FGV) na capital federal, tendo trabalhos publicados no Brasil e no exterior. É consultor legislativo da Câmara dos Deputados desde 2003. Desde abril de 2014 é diretor da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados.

Serviço
Meio Ambiente & Mobilidade Urbana
Autora: Eduardo Fernandez Silva
Editora: Editora Senac São Paulo
Preço: R$ 29,90
Número de páginas: 318
Lançamento: 16/03/2016, a partir das 19h.
Local: Skema Kente, Rua Santa Maria, 296, Bairro de Todos os Santos, Montes Claros/MG.

www.editorasenacsp.com.br
Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais: www.sp.senac.br/redessociais
Siga a Editora Senac também no Twitter: http://twitter.com/editorasenacsp

Informações para a imprensa:
In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mariana Riscala – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Flávia Guarnieri - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel.: (11) 3330.3834 / 3323-1627
www.inpresspni.com.br

logo-ibs-pequena.png